Os cuidados com a saúde da mulher só foram inseridos nas políticas nacionais de saúde há pouco mais de três décadas. Antes disso, o assunto era restrito apenas à gestação e partos. Nos anos posteriores, novas diretrizes foram adotadas, ampliando esse olhar além da gravidez, pré-natal e neonatal para a saúde reprodutiva, ginecológica, cânceres, pré e pós-menopausa, idade avançada e saúde mental. Hoje, com o avanço da genômica, os painéis genéticos tornaram a medicina mais preventiva, personalizada e preditiva. O futuro já chegou.
A importância de conhecer o próprio corpo
Sabemos que cada mulher tem necessidades específicas com relação à sua saúde e bem-estar. Porém, se priorizar com um cuidado especial faz toda a diferença e melhora os resultados. Prestar atenção no seu corpo pode identificar sinais que merecem uma consulta médica, por exemplo: menstruação irregular ou muito dolorosa, “carocinhos” que podem indicar um câncer de mama ou mesmo outros sintomas como dores de cabeça, mudanças de humor, oscilações de peso etc. Tudo isso permite que você procure ajuda antecipadamente. Realizando check-ups periodicamente, as chances de cura são sempre maiores.
Ao longo da vida, quais as principais mudanças no corpo feminino?
Puberdade
Ocorre dos 8 aos 13 anos, marcada pelo crescimento hormonal, quando temos aparecimento das mamas, crescimento dos pelos (inclusive pubianos), acúmulo de gordura no quadril, regulação do ciclo menstrual. Acompanhar essa fase com dosagens hormonais (estrógeno, progesterona, LH, FSH) ou com o check-up infantil pode ser muito útil.
Durante a gestação
Muitas modificações ocorrem nesse período. Com o crescimento do bebê aparecem alguns desconfortos, como dores nas costas e dificuldades para dormir. E mesmo após o parto, no puerpério, algumas recomendações médicas são importantes. Os exames de pré-natal são fundamentais para evitar complicações na hora do parto.
Menopausa ou climatério
Fase de transição entre a vida fértil e o término do ciclo de fertilidade. Marcada por uma queda nos hormônios, até que os ovários interrompam definitivamente suas funções. Isso traz mudanças como ondas de calor, insônia, cabelos e unhas quebradiças, oscilações de humor, diminuição da libido, ressecamento da pele, inclusive na região vaginal, acúmulo de gordura abdominal etc. Grande parte desse desconforto pode ser evitada com reposição hormonal. Consulte seu médico e mantenha seus exames em dia.
Uso de anticoncepcional e suas consequências
Apesar de ser um dos métodos mais usados para evitar uma gravidez indesejada, por conter doses hormonais distintas, podem apresentar efeitos colaterais como retenção de líquidos, mais sensibilidade física, principalmente nas mamas, ganho de peso, mudanças de humor, surgimento de acne , diminuição da libido etc. Também há riscos associados à trombose e ao sistema cardiovascular. Por isso, não deixe de buscar orientação médica e checar com exames.
As mulheres e o trabalho
Nos últimos anos as mulheres têm assumido papéis cada vez maiores no mercado de trabalho. Porém, muitas ainda mantêm
a função junto à casa e aos filhos, o que gera a famosa dupla jornada. Com o acúmulo de funções e a tensão da
rotina, vemos com mais frequência o esgotamento físico e mental, conhecido como Síndrome
de Burnout.
Sintomas: esgotamento físico e emocional, dores de cabeça, dificuldades de concentração, alterações
no apetite,
dores musculares, mudanças de humor, insônia etc. Quando instalada a síndrome, o acompanhamento médico se faz
necessário, porém, você pode escapar desse mal se conseguir reconhecer seus primeiros sinais e dar outro rumo à sua
vida!
Dicas preciosas!
Além daqueles conselhos básicos que ouvimos sempre: ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas,
visitar o médico com frequência e fazer check-ups regulares, é fundamental cuidar de nossa saúde mental.
Busque um tempo só para você (caminhada, meditação, ouvir música etc.), diminua o nível de estresse, comece a
dividir tarefas com todos da casa, aprenda a dizer “não”, priorize-se e, sempre que necessário, busque ajuda
especializada.
Autocuidado é tudo aquilo que fazemos para cuidar da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. É mais que
um dever, é um prazer!
Então, não perca tempo. Marque sua consulta médica, faça seus exames básicos: hemograma, glicemia, colesterol total e frações, creatinina, algumas dosagens hormonais e o que mais seu médico orientar. Verifique sua pressão arterial, faça o papanicolau, a mamografia, a densitometria óssea. Consulte o dentista, a nutricionista, a psicóloga.
Abrace você nesses cuidados e se ofereça dias melhores! Conte com a gente para te apoiar nessa jornada. Se não puder vir, agende. Colhemos seus exames na sua casa, no trabalho ou onde ficar melhor para você. Vamos trazer mais qualidade de vida para o mundo!
Afinal, mais do que os resultados, enxergamos a sua vida por trás dos diagnósticos!
Dra. Silvia Saullo
Patologista Clínica/ Clínica Médica